App para organização do casamento: o novo aliado dos noivos
O mundo dos casamentos está a passar por um processo de transformação. De acordo com um estudo do investigador catalão José Luis Nueno, apresentado recentemente na Barcelona Bridal Week com o sugestivo título Nacer en los 80, casarse hoy (“Nascer nos anos 80, casar-se hoje”), as noivas que nasceram entre os anos 80 e os 2000, ou Millenial Brides, já não compram como antes e podem ser consideradas como a primeira geração que utiliza os meios digitais para comprar o vestido de noiva e que recorre a uma app para organização do casamento. E vai ficar surpreendido com os números.
De acordo com o mesmo estudo de investigação, 99% das noivas já afirma usar dispositivos móveis para procurar informação, comparar preços, elaborar a lista dos convidados, contactar wedding planners e fornecedores ou mesmo para comprar lembranças ou contratar serviços. E a grande maioria opta por descarregar uma app para organização do casamento ou recorrer às redes sociais, seja para comunicar com outras noivas para pedir ajuda e conselhos, ou simplesmente para inspirar-se. Sim, porque as noivas de hoje em dia são cada vez mais digitais e sociais!
Surgiu mesmo um novo conceito no meio académico para definir esta geração: são as Social Brides. Mulheres que usam diariamente o smartphone, que são utilizadoras frequentes das redes sociais e das aplicações móveis, e que realizam pesquisas prévias na Internet antes de deslocar-se a uma loja ou de realizar uma compra, poupando tempo e dinheiro. É a famosa tendência a que os especialistas em Marketing Online deram o nome de ROPO (Research Online Purchase Offiline), que significa “Pesquisar Online Comprar Offline”, e que começa a sentir-se também no setor nupcial.
App para organização do casamento: que funcionalidades deve ter?
E as empresas especializadas na organização de casamentos estão atentas a esta tendência, pelo que já existe um vasto leque de opções disponíveis nas distintas lojas de aplicações móveis. E que oferecem aos noivos? Nós analisámos algumas das apps mais populares em Portugal e concluímos que estas são as funcionalidades mais comuns e mais valorizadas por quem começa a planear o seu grande dia:
-
Possibilidade de elaborar uma lista com as tarefas pendentes até ao dia do casamento.
-
Possibilidade de elaborar uma lista de convidados, com a opção de filtrar os que já receberam o convite e os que já confirmaram presença.
-
Publicação da lista de presentes que desejam receber e possibilidade de a partilhar com os convidados.
-
Lista de fornecedores, respectivos contactos e preços aplicados pelos serviços.
- Uma funcionalidade que permita aos noivos controlar os gastos e ter uma visão global do orçamento disponível em cada momento.
-
Galeria de Imagens onde a noiva possa ir guardando fotografias dos seus vestidos favoritos.
-
Fórum para noivas, onde estas possam colocar dúvidas, partilhar experiências e pedir ajuda ou conselhos.
-
Um chat para poder estar em contacto permanente com os convidados.
-
Descontos para os noivos que realizem compras através da aplicação.
- Estatísticas de acesso a determinada secção ou perfil criado pelos noivos na app para organização do casamento.
Uma infinidade de opções que facilitam a vida aos noivos e que convertem um processo que antes era um pesadelo em algo simples e fácil de gerir. Toda a informação passa a estar guardada no smartphone, esse amigo fiel do dia-a-dia, e os dados relacionados com a boda estão concentrados numa aplicação móvel a que todos os convidados têm acesso. E o que antes tinha que ser comunicado a 100 ou 200 pessoas separadamente, agora é publicado apenas uma vez e enviado automaticamente a todos os amigos e familiares. Não podia ser mais cómodo!
Pelo que se é proprietário de uma pequena e média empresa do setor nupcial, deveria começar a pensar em oferecer aos seus clientes uma app para organização do casamento. Os noivos vão ficar mais que agradecidos por não ter que deslocar-se à sua loja, pelo menos não com tanta frequência, e você também vai ganhar tempo que poderá dedicar a outras prioridades para o seu negócio. E então, vai dizer “sim, aceito”?