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10 erros a evitar no momento de criar uma app

É proprietário de uma pequena e média empresa e está a pensar criar uma app para o seu negócio? Pois antes de começar, recomendamos que realize uma breve pesquisa prévia e que se informe devidamente sobre todos os passos que implica este processo. Como atribuir o nome à aplicação? Que aspecto deverá ter o layout? Que funcionalidades são imprescindíveis para os meus clientes? Quanto tempo poderei dedicar à atualização dos conteúdos e à interação com os utilizadores?

Já tem uma resposta na ponta da língua para cada pergunta? Pois não leia mais e comece a criar uma app em apenas 4 passos. Se, pelo contrário, ainda há vários pontos que não estão claros na sua cabeça recomendamos que espere um pouco mais e que dedique alguns minutos a ler este artigo, onde lhe apresentamos uma lista com 10 erros que deverá evitar no momento de criar uma app:

1. Atribuir um nome complicado à aplicação

Às vezes a criatividade pode pregar partidas à eficácia, e nem sempre os nomes mais arrojados são os que trazem melhores resultados… Pelo que recomendamos que seja original na atribuição do nome à aplicação, mas com moderação. Recorde que o nome da app também deve ser descritivo do produto que oferece e, o mais importante, deve ser curto e de leitura imediata. Aposte pela simplicidade!

2. Usar um nome que já existe

Já o dissemos num artigo anterior sobre como dar um bom nome e ícone à sua app. Antes de atribuir o nome à app e solicitar a sua publicação nas lojas Google e Apple, assegure-se de que a denominação que pretende utilizar não está a ser usada por outra empresa, evitando problemas legais no futuro. Porque não é agradável ter que alterar o nome da app ou mesmo ser obrigado a eliminá-la das lojas de aplicações depois de todo o esforço investido na sua criação e posicionamento.

3. Incluir demasiadas funcionalidades

Não complique a vida aos utilizadores da sua app! Inclua apenas as funcionalidades que considera úteis e indispensáveis para si e para o cliente, tendo em conta os objetivos da sua empresa e as necessidades dos compradores. Desta forma a navegação pela app será mais fácil e intuitiva e o cliente encontrará rapidamente o que procura.

4. Interface complicada

Este ponto está relacionado com o anterior. E uma vez mais, o segredo está na simplicidade. Tente organizar os menus de forma clara e intuitiva, para que os utilizadores da app sintam em todo o momento que têm o controlo e que sabem exactamente onde entrar em cada instante da sua navegação pela app. E seja inteligente: coloque as funcionalidades mais importantes (para “comprar” ou “reservar”, por exemplo) nos pontos mais visíveis do layout da aplicação.

5. Conteúdos irrelevantes ou mal otimizados

Já sabemos que para aumentar a visibilidade da sua app nas lojas Google e Apple é fundamental publicar conteúdos relevantes para o utilizador e corretamente otimizados com as palavras-chave que melhor descrevem o seu negócio. Não salte este passo! Assegure-se de que tanto o título da app como a sua descrição incluem toda a informação necessária para que sejam facilmente encontradas pelos utilizadores durante as suas pesquisas.

6. Usar um mau ícone ou logotipo

Este é outro ponto importante, já que o ícone de uma app é a primeira coisa que os internautas vêm enquanto navegam pelas lojas virtuais de aplicações. Por isso deve dedicar-lhe uma atenção especial. Como o ícone é demasiado pequeno, evite incluir palavras e fotografias com demasiados detalhes. Além disso, recomendamos que aposte pelas formas simples e facilmente reconhecíveis.

7. Design da aplicação descuidado

E já que falamos em formas simples, não podemos deixar de falar na importância do design no momento de criar uma app. Um App Design cuidado e atrativo fará com que a sua aplicação se destaque entre os milhares de opções disponíveis nas lojas Google Play ou Apple Store e pode ser um elemento determinante na fidelização de um cliente através da app. Estude cuidadosamente as cores e tipografia a aplicar, que fotografias publicar e como organizar os menus e conteúdos da aplicação. Porque já sabemos: só tem uma oportunidade para dar uma boa primeira impressão.

8. Desconhecimento da comunidade

Este é um erro muito comum entre empresários. Seja por falta de tempo ou por falta de interesse não dedicam a atenção necessária à análise de resultados e ao estudo da sua comunidade. Que mensagens ou promoções funcionam melhor? Quais os principais interesses e necessidades dos seus clientes? Quem descarrega mais a aplicação: jovens ou adultos, homens ou mulheres? Só assim será possível produzir conteúdos relevantes para os utilizadores e personalizar ao máximo as ações de Marketing e Comunicação de uma empresa através da app.

9. Ignorar as críticas e não responder aos utilizadores

Quer manter a sua comunidade ativa através da app? Deseja que os utilizadores falem de si e que recomendem a sua empresa a amigos e familiares? Então não os ignore! Dedique nem que seja meia hora por dia a responder às mensagens dos seus clientes e a relacionar-se com os utilizadores da aplicação. Publicaram um comentário negativo no seu mural? Pois tente entender a razão e apresente os seus argumentos publicamente. E se publicam um elogio aos seus serviços fica sempre bem um “obrigado” ou um “volte sempre”!

10. Não manter a app ativa

Isto pode representar a morte da sua app. Se quer aumentar a retenção de utilizadores e manter a aplicação ativa e bem posicionada nas lojas de apps, deve publicar novos conteúdos com regularidade. Vai lançar um novo produto? Publique uma nota no mural de notícias. Tem uma nova promoção ou um desconto especial? Envie uma notificação push aos utilizadores que possam estar interessados. O importante é que a app não caia no esquecimento e que mostre aos seus clientes que está aí em todo o momento, e que eles são uma parte importante do seu negócio.

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