fidelização

Fidelização à primeira vista

Fidelização – Dizem que o amor à primeira vista, dura para sempre. O relacionamento com os clientes não é diferente e deve começar a ser trabalhado no primeiro contacto com o seu negócio.

Há pequenas e médias empresas que, apesar de não terem um programa de CRM (customer relationship marketing) formalmente criado, os próprios donos e funcionários fazem esse trabalho espontaneamente. Conhecem os hábitos de consumo dos seus clientes, fornecem um atendimento personalizado e adicionam valor ao clientes com sugestões oportunas. O desafio de fazer este acompanhamento individualizado aumenta quando o negócio cresce ou quando o cliente não está presencialmente no seu estabelecimento – por exemplo, quando compra online ou através duma App.  Tendo em conta que os seus clientes mais fieis são a base do seu negócio, seja presencial ou remotamente, é importante prestar um acompanhamento personalizado aos seus clientes por forma a fidelizá-los e aumentar as compras recorrentes.

Um cliente recorrente é mais provável continuar a efectuar compras no seu estabelecimento. As estatísticas dizem que, em média, um cliente que efectua 1 compra, tem 27% de probabilidade de voltar a comprar no seu estabelecimento. Se conseguir que um cliente regresse a 2ª ou 3ª vez, a probabilidade de voltar a efectuar uma compra sobe para 54%.

Fidelização PMEs

 

Estas estatísticas suportam a necessidade de prestar um serviço excepcional e usar ferramentas de fidelização logo no primeiro contacto com o seu cliente. Os cartões de fidelização são a ferramenta ideal para converter um novo cliente num cliente recorrente. Segundo estudos recentes, os consumidores consomem até mais 46% com empresas que oferecem cartões de fidelização. Adicionalmente, 28% dos consumidores admitem que é extremamente provável aumentarem as visitas a um estabelecimento do qual têm um cartão de fidelização.

Na EasyApp, criar um cartão de fidelização que nunca se perde é tão fácil como adicionar essa funcionalidade à sua aplicação. Em poucos dias pode criar e lançar um plano para fidelizar os seus clientes. Como expliquei no artigo Porque o seu pequeno negócio deve ter uma App?, com o consumidor médio a consultar o telemóvel 150 vezes por dia, já não faz sentido oferecer aos seus clientes cartões de fidelização em papel. Deterioram-se, perdem-se e saem mais caros do que criar um cartão de fidelização que está sempre no bolso do seu cliente. Adicionalmente, com uma App, existe a vantagem acrescida de conseguir enviar mensagens aos seus clientes com os seus produtos novos ou com promoções. Veja como é fácil criar a sua App na nossa Visita Guiada.

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