nome e ícone

10 conselhos para dar um bom nome e ícone à sua app

Saber como dar um bom nome a uma app ou como criar um ícone atractivo é fundamental. Cerca de 64% das descargas de aplicações móveis resulta das pesquisas que os usuários realizam nas lojas Google Play e Apple Store e se o nome de uma app não é suficientemente descritivo ou se o ícone não está bem desenhado, a aplicação corre o risco de ser ignorada entre o universo de possibilidades que os usuários têm ao seu dispor.

Um bom nome e ícone farão com que a sua aplicação se destaque entre os milhares de opções disponíveis nas lojas de aplicações online. Pense na montra de uma loja tradicional ou nas prateleiras de um supermercado cheias de produtos estrategicamente colocados para chamar a atenção do cliente. E normalmente os mais atrativos, seja pela cor, pela forma ou pelo seu aspecto em geral são os que mais vendem, correcto? Pois assim funcionam também as plataformas de descarga de aplicações para tablet ou smartphone.

O ícone funciona como um íman visual, é o primeiro contacto (e às vezes o único) do usuário com a aplicação. E se não o seduz à primeira vista, simplesmente será ignorado entre esse enorme catálogo disponível nas lojas de apps. Tão simples como isto. Pelo que lhe recomendamos que lhe dedique o tempo e esforço que merece.

E o mesmo acontece com o nome da aplicação. Se não é suficientemente descritivo do produto que oferece, se não está corretamente optimizado ou se é impossível de ler ou compreender, simplesmente não funcionará e todo o trabalho dedicado à criação da sua EasyApp será tempo perdido.

É como o título de um livro ou de um filme. Quantos vezes tomou a decisão de avançar com a leitura ou com a visualização sem sequer ler a sinopse? Pois pense no nome da sua app como o título de uma história que quer que seja lida e no ícone como a capa de um livro que quer que seja aberto. Por isso aqui lhe deixamos 10 conselhos para criar um bom nome e um ícone para sua app que o ajudarão a conseguir mais descargas.

Como criar um bom nome e ícone para sua app

  • Antes de começar a criar a sua app, navegue pelas lojas Google e Apple, realize pesquisas por palavras-chave relacionadas com o seu negócio, analise as apps de outras empresas similares, identifique os melhores exemplos a seguir tendo em conta as pontuações e os comentários dos usuários. Esta pesquisa prévia é fundamental e vai ajudá-lo a dar o primeiro passo na criação da sua Easy App.

  • Antes de baptizar a aplicação defina bem os seus objetivos: quer que a sua app seja encontrada apenas por clientes que já conhecem o seu negócio e que pesquisarão diretamente pelo nome da empresa ou quer atrair novos usuários? Então, deverá incluir também uma ou duas palavras-chave que descrevam o produto que oferece.

  • É importante que o nome da app seja ao mesmo tempo curto e fácil de memorizar, mas que descreva o produto que oferece e o setor de negócio ao qual se dedica. Idealmente não deve superar os 11 caracteres.

  • Evite incluir palavras no ícone da aplicação. Recorde que o ícone é demasiado pequeno e se o usuário não conseguir ler o que contém, pode ignorar a sua aplicação e prosseguir com a sua navegação pela loja online, sem sequer clicar na app.

  • O mesmo se aplica com as fotografias. Ou coloca apenas um pequeno detalhe de uma foto ou então será mais recomendável que use ilustração. Desta forma tem maior liberdade para criar, para inovar e para adaptar o conteúdo do ícone ao formato disponível nas plataformas de descargas de aplicações.

  • Não complique a vida e a leitura aos usuários. Aposte pela simplicidade: use formas simples e facilmente reconhecíveis no desenho do ícone.

  • Use cores fortes no desenho do ícone da sua aplicação. Recorde que a maioria dos clientes compra através dos olhos, e quanto mais visível seja a sua app, maior será a probabilidade de que seja descarregada.

  • Tanto na definição do nome como no desenho do ícone da sua app, seja original. Recorde que há muita concorrência no amplo universo do Mobile Commerce e que é necessário destacar pela diferença.

  • Faça testes e peça opiniões a amigos e clientes antes de tomar uma decisão final. Apresente-lhes distintas opções de nomes e ícones e pergunte-lhes qual lhes parece mais adequado para o seu negócio.

  • Antes de solicitar a publicação da sua EasyApp, assegure-se de que a denominação que quer utilizar para a sua app não está já a ser utilizada por outra empresa. E o mesmo se aplica no que diz respeito ao ícone. Se é demasiado parecido ao de outra app famosa, poderá ter problemas de direitos de autor no futuro.

1 Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

© 2016 EasyApp - Tecnologias de Informação, Lda. Todos os direitos reservados.

Crie a sua App em 5 minutos! Experimente grátis
+

Efetue login com suas credenciais

ou    

Esqueceu seus detalhes?

Create Account