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Como aumentar a retenção de utilizadores de uma App?

Longe vão os tempos em que o proprietário de uma pequena e média empresa conhecia a todos os seus clientes pessoalmente e se lhes dirigia através de um nome próprio. Com a chegada da Internet surgiu também um novo cenário empresarial, mais abstracto e impessoal. Mas o que inicialmente podia parecer um desafio, ou mesmo uma ameaça, acabou por representar um mar de oportunidades, inclusivamente para os negócios mais pequenos e com menos recursos.

Com a chegada da “Era 2.0” o alcance das mensagens e das ações de comunicação aumentou exponencialmente e um produto que antes era dirigido a uma pequena cidade ou região passou a ter um potencial impacto global. E a história não termina aqui. Esta é também a era das redes sociais, do fluxo constante de informação, do imediatismo e da comunicação sem fronteiras. Internautas do mundo inteiro podem agora comunicar-se facilmente entre si e fazer parte de grupos em que o interesse em torno a um tema ou produto é o único elemento em comum. Nascem assim as famosas comunidades virtuais, que se revelariam tão importantes para qualquer empresa.

A IMPORTÂNCIA DE MANTER UMA COMUNIDADE ATIVA EM TORNO À SUA APP

Pode um negócio sobreviver hoje em dia sem uma base fiel e ativa de seguidores, que o ajude a passar a palavra através desse inesgotável mundo virtual, ampliando assim a sua base de contactos? Pode uma empresa resistir sem uma comunidade atenta e motivada, que partilhe experiências com outros internautas através de uma app ou das redes sociais? Dificilmente.

Pois deve saber que com uma Easy App poderá ampliar a sua comunidade de utilizadores, potenciar a brand awareness da sua marca e fidelizar clientes. E em menos tempo do que poderá pensar! Também no mundo do Mobile Commerce o “boca a boca” (ou devemos dizer “clique a clique”?) continua a ser a melhor estratégia. Porque se os seus clientes e os utilizadores da app não são os melhores embaixadores da marca, quem será?

O  mais difícil neste processo é manter o interesse em redor à sua aplicação ao longo do tempo, oferecer argumentos suficientes para que os seus clientes entrem regularmente na app, evitar que esta caia no esquecimento entre os milhares de opções disponíveis nas lojas Google e Apple e motivar os utilizadores a recomendar a sua marca através da app. E como consegui-lo? Aproveite todas as funcionalidades disponíveis na EasyApp para tornar a sua aplicação mais social, mais dinâmica e viral, e siga os nossos conselhos para manter ativa a sua comunidade e, por conseguinte, a aumentar a retenção de utilizadores:

10 dicas EasyApp para aumentar a retenção de utilizadores da sua aplicação

  1. Em primeiro lugar, deve conhecer bem a comunidade da sua app. Saiba quem são os utilizadores da aplicação, que interesses têm, que esperam de si, do seu produto e que relacionamento têm com a sua marca.

  2. Esteja atento às estatísticas. Quais os utilizadores mais ativos e que mais vezes entraram na app? Quem iniciou a última discussão no seu mural de fãs? Quais das suas publicações tiveram melhores resultados?

  3. Depois de saber quais os utilizadores mais ativos ou quem são os melhores compradores através da app, faça com que se sintam especiais enviando-lhes um desconto ou oferta especial, por exemplo.

  4. Leia atentamente todos os comentários publicados no mural da aplicação e responda sempre que considere necessário. É importante interactuar com os clientes e mostrar que está atento às suas inquietações.

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  5. Humanize a sua marca. Permita que os utilizadores da app conheçam os seus valores, as pessoas e histórias por trás do logotipo da empresa ou do layout da aplicação. Atribua uma voz e personalidade à sua empresa.

  6. Ofereça conteúdo útil, original e relevante aos utilizadores da app. Certifique-se de dar-lhes uma razão sólida para visitar a aplicação e ficar. Ofereça-lhes algo que não podem recusar: ofertas personalizadas, informações práticas, um feed de notícias, artigos detalhados sobre determinados temas… Resumindo, bom conteúdo!

  7. Identifique tendências no setor que podem gerar interesse entre a sua comunidade. Quanto mais adaptados estejam os conteúdos da app aos interesses dos seus utilizadores, mais provável é que sejam partilhados em canais externos à aplicação.

  8. Crie uma certa regularidade nas publicações. Crie hábitos e rotinas entre os seus fans e seguidores e gere expectativa relativamente ao lançamento de novos produtos ou promoções. Uma boa forma de garantir que os utilizadores entrem na app com regularidade é oferecer um desconto especial num dia determinado da semana, por exemplo. Já tentou?

  9. Envie notificações push regulares, sem exagerar na frequência e trabalhando bem o conteúdo da mensagem. Já sabe que quanto mais personalizada for, melhores serão os resultados!

  10. Peça opiniões aos seus clientes. Realize inquéritos e sondagens através da app e peça ajuda aos seus utilizadores para melhorar constantemente os seus produtos e serviços.

Depois de ganhar a confiança da sua comunidade, peça-lhes para seguir a empresa também no Facebook e no Twitter e para partilhar as suas publicações com a família e amigos. Já verá que o alcance das suas mensagens vai aumentar exponencialmente e, consequentemente, a visibilidade da sua marca! E não é o que queremos?

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