visibilidade de uma app nas lojas Google e Apple

Como aumentar a visibilidade da sua app nas lojas Google e Apple

Já lhe explicámos anteriormente como criar uma EasyApp em quatro simples passos. Mas para que a sua aplicação tenha o desempenho que deseja e chegue a novos clientes que não necessariamente conhecem a sua marca, deve prestar especial atenção a algumas etapas posteriores que também serão determinantes para gerar visibilidade e interesse em torno à sua app.

Um dos momentos mais críticos é sem dúvida a publicação nas lojas Google e Apple, já que é através das pesquisas nestas plataformas virtuais que a grande maioria dos utilizadores acaba por tomar a decisão de descarregar uma aplicação. Por isso, deve assegurar-se de que a ficha que cria em cada uma das lojas e os conteúdos da aplicação estão devidamente otimizados com as palavras-chave que melhor descrevem o seu negócio e incluem toda a informação necessária para que sejam facilmente encontradas pelos utilizadores durante as suas pesquisas.

E como consegui-lo? Pois a verdade é que não é tão difícil como pode parecer à primeira e não precisa de ser um especialista em SEO (Search Engine Optimization) ou AVO (App Visibility Optimization) para melhorar a visibilidade da sua app iOS ou Android e gerar o máximo tráfico orgânico, evitando o investimento em Paid App Marketing (anúncios pagos). Só tem que ter em atenção os seguintes pontos no momento de publicar a sua aplicação na Google Play ou na Apple Store:

Título descritivo

Tal como referíamos num artigo anterior sobre o nome e ícone da app, é importante que o título atribuído à app seja curto e fácil de memorizar, mas também descritivo do setor a que se dedica a sua empresa e do produto que oferece. Realize uma pesquisa nas lojas Google e Apple antes de publicar a sua aplicação para identificar as palavras-chave mais utilizadas e selecione dois ou três exemplos de apps do mesmo setor que lhe poderão servir de referência. Tente não superar os 11 caracteres no título (para que se veja completo em todos os dispositivos) e use palavras de fácil leitura, para conseguir o máximo de cliques na sua aplicação.

Descrição otimizada

Uma vez mais, utilize palavras-chave que descrevam inequivocamente o seu negócio e que ajudem os utilizadores a encontrar facilmente a aplicação. Ponha-se na pele dos seus clientes potenciais e faça o exercício de pensar como eles no momento de realizar uma pesquisa. Depois de identificadas as palavras ou expressões mais relevantes, coloque-as na parte superior do texto, que é também a área visível da descrição. Desta forma chamará a atenção de imediato a todos os utilizadores que naveguem pelas lojas Google e Apple e que procurem por esse tipo de serviços concretos.

Imagens atrativas

Tanto o ícone da aplicação, como as imagens e as capturas de ecrã incluídas na ficha da loja e na descrição afetam também o posicionamento da app e ajudam-na a destacar-se nos resultados de pesquisa. Pelo que lhe recomendamos que preste especial atenção ao design da aplicação e a todos estes elementos gráficos, em particular ao ícone – que será a cara da sua aplicação – e às capturas de ecrã que permitirão ao utilizador ter uma ideia bastante clara das funcionalidades disponíveis na app antes de a descarregar.

Avaliações e comentários

Cuide ao máximo o seu cliente e o utilizador da sua app e convide-os a publicar comentários no seu perfil nas lojas Google e Apple. Este é um dos aspetos considerados e valorizados pelos motores de busca no momento de posicionar uma app e quantas mais avaliações tenha, e mais positivas, melhor! Além disso, isto contribuirá para dar uma boa impressão a todos os internautas que entram pela primeira vez na sua ficha. E a probabilidade de que descarreguem a app aumenta proporcionalmente à qualidade das classificações publicadas.

Atualizações regulares

Não permita que a aplicação caia no esquecimento e seja superada pelos milhares de aplicações novas que diariamente se publicam nas lojas Google Play ou na Apple Store. Pense que o tempo de publicação também é uma vantagem, já que o processo de posicionamento é longo e pode demorar várias semanas até que consiga obter a visibilidade e posição desejada. O truque para a manter na parte superior da lista de resultados é realizar uma manutenção contínua à aplicação e ir fazendo atualizações regulares. Desta forma os motores de pesquisa sabem que a sua aplicação continua viva e vão dar-lhe prioridade face a outras apps recém-chegadas.

Se tem alguma questão sobre a visibilidade da sua app nas lojas Google e Apple envie-nos uma mensagem através do Centro de Ajuda e faremos o possível por ajudar!

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